“Perdi confiança no presidente durante o caso Miala” – diz o Almirante Miau

Candidato a vice-presidente da CASA-CE quebra o silêncio e explica as motivações que o leva a concorrer as eleições em Angola

O Almirante André Gaspar Mendes de Carvalho, fez a sua primeira comunicação pública nesta Quarta-feira, na qualidade de candidato a Vice- presidente da República de Angola pela CASA-CE depois do presidente da república ter assinado a ordem que o passa à reserva.

O Filho de Agostinho André Mendes de Carvalho, antigo deputado e membro de proa do MPLA, apresentou à imprensa as razões que o motivaram a requerer a passagem à reforma e candidatar-se a vice-presidente da república, nas Eleições gerais de 31 de Agosto, pela CASA-CE, depois de longos anos de militâncias nas fileiras do partido no poder em Angola.

Entre as razões anunciadas pelo então oficial superior das forças armadas angolanas está o abismo em que Angola está a cair, em que dezenas de cidadãos passam a fome, e as visíveis as revoltas que não se apagam, com cimento armado nem com o asfalto e que são notabilizadas através de vários indicadores.

O número dois da CASA CE não se revê nas políticas do Executivo, emanadas pelo partido dos camaradas, nem se compadece com o enriquecimento ilícito de alguns, em prejuízo da maioria dos angolanos que vivem na miséria.

Gaspar Mendes de carvalho diz que a corrupção em Angola atinge níveis nunca vistos e cita exemplos.

Ainda neste seu primeiro pronunciamento público o Almirante na reserva aproveitou a ocasião para explicar a opinião pública nacional e internacional que está fora das fileiras do MPLA há já vinte anos.

Miau disse ter perdido a credibilidade no presidente da república com a acusação de tentativa de golpe de estado a que foi vítima o General Fernando Garcia Miala, antigo chefe da secreta angolana que acabou por ser condenado a quatro anos de prisão por desobediência. Nada ficou provado sobre a alegada tentativa de golpe, rematou o segundo homem da lista da casa.

O Militar prestigiado e respeitado nas FAA, filho de Uanhenga Xitu, nome em Kimbundu de Agostinho André Mendes de Carvalho, um dos mais reputados nacionalistas angolanos que, ao serviço do MPLA, foi ministro da Saúde e deputado disse ter o apoio do seu pai que por questões de saúde não pode estar nesta conferência de imprensa.

A lei angolana não permite a candidatura de militares no activo. O Almirante Miau solicitou ao presidente José Eduardo dos Santos, a sua passagem à reforma, no intuito de candidatar-se à Vice-presidente da república pela Convergência Ampla de Salvação de Angola. Em resposta à sua pretensão o Comandante em Chefe das FAA assinou a ordem que autoriza a passagem do Almirante a reforma no passado dia 24 de Junho.

Fonte:VOA

Short URL: http://angodenuncias.com/denuncias/?p=4792

Leave a Reply

Log in